Cemitério de escolas: quase 40 colégios são fechados por ano nas zonas rurais do Rio.

05/09/2015 05:50

O campo do Rio dá cana, banana, laranja. O que o campo do Rio, no entanto, não dá é educação: o estado vive um sistemático processo de fechamento das escolas em áreas rurais. A média, nos últimos seis anos, é de quase 40 colégios encerrando as atividades por ano. Nesse ritmo, as 1.037 unidades de ensino fundamental que restam no estado serão extintas em 26 anos.

— Não gosto lá da cidade. É uma bagunçaiada só — reclama Larissa Calixto, de 12 anos, moradora da área rural de Aperibé, cidade a 110km de Campos dos Goytacazes.

 
 

A menina faz o 6º ano no Brizolão 419 Benigno Bairral, no bairro de Palmeiras — que fica na parte urbana da cidade, a 20km do sítio onde a jovem mora com os pais e um irmão. A cidade fechou a última escola rural de segundo segmento do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) em 2008. Por isso, Larissa precisa acordar às 5h, quando o dia ainda nem nasceu, tomar café correndo, se arrumar, andar 3km de bicicleta até o ponto onde pega o ônibus da prefeitura, para sacolejar por mais 17km numa estrada de terra.

Aperibé é a cidade com maior queda proporcional de alunos na zona rural: de 110, em 2008, passou para sete, em 2014: redução de 94%. Secretária de Educação da cidade desde 2010, Cássia Rosane Pontes afirma que fechar as escolas e levar as crianças para o Centro economiza para os cofres do município:

— A única escola que resta também vai ser fechada, no máximo, até 2017. Uma hidrelétrica vai ser construída e vai alagar aquela região toda.

A medida não conta com o apoio de especialistas em educação rural. Andreia Dalcin, professora de Licenciatura do Campo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, diz que o fechamento de uma escola tende a acabar com a comunidade no entorno dela e contribuir para o êxodo rural.

— É uma ação em cadeia. As pessoas saem do campo, não conseguem se firmar na cidade e os caminhos não são bons. Acabam contribuindo para gerar mais pobreza nos centros urbanos — analisa.