Jovem estudante da Tijuca se destaca como goleira de futsal.

05/09/2015 00:40
Lohane Crisitne estuda no CIEP Nação Mangueirense.
 
Ela tem apenas 16 anos de idade, mora na Tijuca e atua pela equipe do Criciúma do Rio de Janeiro, time da zona norte da capital carioca e que existe há pouco mais de três anos. O time conta com várias boas jogadoras, muitas delas artilheiras consagradas, como Aline França, que já até atuou no exterior, representando a Seleção Brasileira Militar. Entretanto, quem tem chamado a atenção no último período no gol do Criciúma é uma atleta de uma posição, que raramente vemos marcar gols: uma goleira.
De perfil calmo, Lohane Cristine, tem chamado atenção, tanto pelas belas defesas que vem praticando na meta de seu clube, quanto pelos gols marcados, fato raro no futebol feminino.
A jovem goleira tem tido grande destaque no ano de 2015. A mesma começou atuando em um time dentro da comunidade do Belezona norte do Rio de Janeiro. As boas atuações chamaram a atenção do time do Criciúma Rio e desde então seu talento só tem aflorado. Lohane chegou ao time há cerca de um ano e desde então foram 68 jogos na meta do time, tornando a mesma a goleira que mais vezes vestiu a camisa do time amarelo e preto.
 O ano de 2015 tem sido muito especial, pois mesmo com apenas 16 nos, tornou-se titular absoluta da meta do time adulto. Nesse ano, expressivos resultados começaram a aparecer na carreira da goleira. Dentro de quadra grandes defesas e intervenções salvadoras, mostrando que mesmo jovem pode competir forte em competições adultas. Esse ano a atleta foi a goleira menos vazada do Circuito Estadual de Futsal na cidade de Rio Bonito, que reuniu doze equipes de todo estado, foi goleira titular do Criciúma na Copa Rio da Federação de Futsal e mais jovem goleira da competição. Foi a goleira menos vazada no tricampeonato do seu time durante a Copa Popular, evento que reuniu imprensa de diversos países do mundo, tendo sido um dos destaques da competição.
Foi campeã e goleira menos vazada da Copa Libertadores de Futsal, tendo sido eleita para a seleção da competição. Na edição anterior, no mês de junho, também havia sido a goleira menos vazada. Os feitos de Lohane não param por aí. Em evento realizado pela Federação de Futsal do Estado do Rio de Janeiro, para convocação da Seleção Carioca de futsal sub-18, foi a única goleira aprovada na peneira. A atleta com jeito doce e tímida, aos poucos foi se soltando e recentemente recebeu pela primeira vez a braçadeira de capitã da equipe. E além das grandes defesas, outro item tem chamado a atenção atleta. Os gols. Mesmo jogando na posição mais distante da meta adversária Lohane tem se especializado nas cobranças de falta e seguido os passos de goleiros como Rogério Ceni e Chilavert. O primeiro gol foi em um amistoso, onde após praticar uma defesa, colocou e bola no chão e arrancou deixando todo time adversário para trás e fazendo o gol. Já nas faltas, o talento começou a aparecer. O primeiro gol foi marcado, no jogo contra a Portuguesa em jogo válido por torneio seletivo da Federação de futsal. Lohane marcou um gol decisivo na final da Copa Libertadores de futsal. Com seu time perdendo de 2x0, teve a chance em falta próxima da área e acertou o ângulo da arqueira adversária. Logo em seguida, seu time fez mais um gol e foi campeão. Já no último domingo, mais um lindo gol, marcado numa cobrança precisa de falta na vitória do Criciúma sobre o São João por 4x0 na estreia do clube pela Copa Estudantil de futsal.
 O que chama a atenção, é que todas as cobranças que Lohane já fez foram na direção do gol. Ou as goleiras adversárias tiveram muito trabalho para defender, ou a bola parou na trave ou estufou as redes. Em um país onde o futebol feminino é tão desvalorizado e sofre com falta de apoio e oportunidades, ver um talento tão grande nascendo no futsal carioca, dá animo para que essa modalidade possa vir á ter o reconhecimento que merece!